Agora está na moda estar bem arrumada, jovem, bonita. Mas a juventude é um fenômeno que passa gradualmente e, como queremos mantê-lo o maior tempo possível, os cosmetologistas nos dão essa oportunidade desenvolvendo, apresentando e aplicando as técnicas mais recentes e eficazes, procedimentos de rejuvenescimento. Mas que escolha de toda a ampla gama de procedimentos cosméticos modernos deve ser feita por uma pessoa que deseja prolongar sua juventude e beleza, rejuvenescer sua pele e colocar sua aparência em ordem? Este artigo revela em detalhes a essência de uma das técnicas mais recentes - plasmolifting, fala sobre a segurança e alta eficiência desta técnica.
O que é plasmolifting
O sangue humano contém um enorme potencial que pode estimular todos os recursos do corpo, tão necessários para isso no combate ao processo de envelhecimento e alterações relacionadas com a idade, rejuvenescer a pele e reparar tecidos em geral. E o procedimento de plasmolifting contribui para uma divulgação altamente eficaz, a manifestação de todo esse potencial. O que é o plasmolifting, em que se baseia, como é realizado esse procedimento de cosmetologia, rejuvenescendo efetivamente a pele e os tecidos subcutâneos?
O Plasmolifting é um procedimento de cosmetologia, uma técnica não cirúrgica que realiza o rejuvenescimento da pele, ativando os processos de regeneração tecidual no corpo humano. Este é o método mais recente que revolucionou a cosmetologia. Os princípios e ideias básicos da técnica, como tudo que é engenhoso, são muito simples. Este procedimento de cosmetologia, seus principais conceitos são baseados na capacidade restauradora do plasma sanguíneo rico em plaquetas de um paciente humano. O plasma resultante é injetado em áreas problemáticas da pele. Graças a essas injeções, o corpo humano recebe um poderoso incentivo para ativar processos naturais de rejuvenescimento e regeneração.
Essas propriedades estimulantes do plasma rico em plaquetas garantem a formação de células da pele a partir de células-tronco, a normalização dos processos metabólicos, a formação de moléculas de ácido hialurônico, a estimulação da circulação sanguínea e o aumento da produção de elastina e colágeno. Começa o rejuvenescimento da pele e dos tecidos subcutâneos mais profundos.
Este procedimento de cosmetologia tem muitos outros sinônimos, por exemplo, ACR - rejuvenescimento celular autólogo, autorrejuvenescimento da pele, terapia autoplasmática da pele, revitalização do plasma da pele, biorevitalização do plasma, hemojuvenescimento, biorevitalização do plasma, "draculoterapia".
O procedimento de plasmolifting é em parte semelhante à biomesoterapia, pois utiliza os biomateriais do paciente para injeção, garantindo assim a máxima compatibilidade dos componentes biológicos e eliminando a possibilidade de complicações na forma de reações alérgicas.
O plasmolifting é semelhante ao procedimento de cosmetologia chamado ReGen Lab, desenvolvido por especialistas suíços, que também rejuvenesce a pele e os tecidos subcutâneos. Mas é um procedimento mais caro e requer hardware caro.
A história do aparecimento do plasmolifting
Os primeiros antecessores desse método incluem a auto-hemoterapia (transfusão de sangue do paciente de uma veia para o músculo das nádegas para estimular a função protetora do corpo), que é usada na medicina há mais de cem anos, bem como plasma terapia, um método para tratar certas doenças por administração intravenosa de plasma sanguíneo.
As primeiras experiências destinadas ao rejuvenescimento da pele humana e imediatamente anteriores ao aparecimento do método de plasmolifting foram realizadas nos EUA há décadas. Como resultado desses estudos, surgiu um procedimento de cosmetologia chamado terapia PRP (PRP-Plateled Rich Plasma - plasma rico em plaquetas). E o procedimento de plasmolifting é considerado uma modificação da terapia PRP; foi patenteado por especialistas em 2004.
Mecanismo de influência
As plaquetas, além de sua função principal - acelerar a coagulação do sangue, são capazes de secretar proteínas do fator de crescimento que estimulam o processo de divisão e crescimento celular. Após uma lesão, as plaquetas geralmente se acumulam perto da ferida, iniciando o processo de parada do sangue, além de restaurar a área danificada.
Para forçar as células a se renovarem artificialmente, produzindo assim o rejuvenescimento da pele, deve-se infligir uma pequena lesão, por exemplo, como em um procedimento de peeling químico, ou enganar o corpo do paciente entregando plaquetas na área desejada. Tal ação servirá como um sinal para iniciar os processos de regeneração.
Assim, o plasma rico em plaquetas, quando injetado nas áreas certas, ajuda a restaurar as células da pele. Os fibroblastos (células do tecido conjuntivo) começam a produzir efetivamente elastina, colágeno e ácido hialurônico, a formação de novas células da pele também é acelerada e ocorre o rejuvenescimento da pele.
Escopo do plasmolifting
O procedimento de plasmolifting é comum principalmente no campo da cosmetologia. O rejuvenescimento da pele altamente eficaz e rápido e indolor é o seu mérito. Mas também este procedimento de cosmetologia é utilizado com sucesso na tricologia, sendo uma forma eficaz de combater a calvície e a queda de cabelo. Após várias sessões de plasmolifting, a estrutura do cabelo é restaurada, a perda é interrompida e o processo de crescimento saudável do cabelo começa. Para o tratamento da queda de cabelo e calvície, podem ser necessários de 2 a 10 procedimentos de plasmolifting, dependendo do estado geral do cabelo.
O procedimento de plasmolifting é utilizado com sucesso na odontologia para acelerar o processo de enxerto de implantes e o tratamento da periodontite.
Indicações para Plasmolifting
O procedimento de plasmafilling tem as seguintes indicações para sua implementação:
- descamação e pele seca;
- prevenção do aparecimento de estrias com perda de peso acentuada;
- idade superior a 25 anos. Imitação e pequenas rugas - idade superior a 35 anos;
- violações das propriedades básicas da pele devido à perda de peso;
- sinais primários de prolapso da pele, diminuição de sua firmeza, elasticidade;
- aceleração dos processos de regeneração tecidual da pele após laser e peeling químico;
- acne e outras doenças dermatológicas;
- elastose relacionada à idade, pele "cinzenta";
- restauração da pele após forte exposição aos raios UV (bronzeamento do sol, solário);
- cabelos opacos esparsos;
- calvície e caspa;
- correção do mau efeito das injeções de Botox.
Contra-indicações para Plasmolifting
O procedimento de plasmolifting tem as seguintes contra-indicações para sua implementação:
- Transtornos Mentais, Desordem Mental;
- flacidez severa da pele;
- doenças do sangue;
- distúrbios da imunidade;
- doenças crônicas;
- exacerbação de várias doenças crônicas;
- diabetes mellitus nas formas graves;
- doenças de vários órgãos internos do paciente;
- alergia a anticoagulantes usados na fabricação de injeções;
- menstruação;
- doenças oncológicas;
- hipofibrinogenemia;
- anormalidades e disfunções plaquetárias, baixa contagem de plaquetas (abaixo de 100. 000 por 1 µl);
- hemoglobina baixa (nível abaixo de 100 g por 1 litro);
- febre, alta temperatura;
- gravidez;
- o uso de antibióticos;
- período de lactação;
- terapia antiplaquetária;
- usar menos de dois dias antes do procedimento AINEs (anti-inflamatórios não esteroides), por exemplo, aspirina, analgin;
- inflamação da pele na área de injeção.
Este procedimento de cosmetologia tem as seguintes restrições principais impostas ao paciente antes de ser realizado:
- proibição de ir ao solário;
- proibição de obter um bronzeado natural;
- proibição de visitar piscinas e saunas.
Procedimento de Plasmolifting: realizar
Antes de iniciar o procedimento, recomenda-se realizar alguns exames: exames de sangue bioquímicos e clínicos, exames de sangue para a presença de doenças infecciosas. Em seguida, o sangue do paciente é retirado de uma veia para um tubo de ensaio, que contém um gel de separação e um anticoagulante. O volume de sangue retirado depende principalmente das características individuais e biológicas do paciente. Geralmente é cerca de 10-20 ml. Então, usando uma centrífuga especial, o sangue é dividido em três frações:
- componente celular (leucócitos e eritrócitos);
- plasma rico em plaquetas (aproximadamente 1 milhão por 1 µl);
- plasma pobre em plaquetas (menos de 150. 000 por 1 µl).
O plasma sanguíneo enriquecido com plaquetas é injetado usando microinjeções em áreas problemáticas, previamente tratadas com uma solução antisséptica. Após sua introdução, os fibroblastos são colocados ao longo da linha de Langer (a linha de alongamento natural relacionado à idade). No processo de estimular a formação de elastina e colágeno, ocorre o endurecimento da pele. A técnica de microinjeção é geralmente semelhante à mesoterapia.
Se necessário, pode-se usar anestesia de aplicação com creme especial. Ao final do procedimento, as áreas em que foi realizado o procedimento de plasmolifting são novamente tratadas com antisséptico. Durante os primeiros 3 dias após o plasmolifting, os pacientes geralmente apresentam vermelhidão e descamação da pele, bem como um leve escurecimento. Pequenas rugas podem aparecer na camada superficial da pele. Geralmente desaparece após três dias.
A duração do procedimento geralmente varia de 40 a 50 minutos. O curso básico de plasmolifting é de 4 sessões com frequência de 1 sessão em uma a duas semanas. E para manter, consolidar o efeito obtido, é necessário refazer cerca de 2 cursos de plasmolifting anualmente.
Para evitar efeitos colaterais desagradáveis, os autores do plasmolifting são proibidos de modificar ainda mais o método, por exemplo, adicionando outros componentes, vitaminas, ao plasma rico em plaquetas.
O procedimento de rejuvenescimento da pele com plasma tem a vantagem mais importante em relação a outros procedimentos cosméticos - com o tempo, o processo de estimulação da produção de colágeno, ou seja, melhora do estado geral da pele, o rejuvenescimento da pele continua nos meses seguintes, até um ano inclusivo.
Procedimento de Plasmolifting: eficiência
Em 40 por cento dos casos, o efeito é perceptível quase imediatamente após o plasmolifting. Em todos os outros casos, este procedimento de cosmetologia realizado não se manifesta imediatamente, os resultados aparecem após cerca de 2 semanas. Para obter um efeito mais pronunciado e melhor, os especialistas recomendam vários procedimentos. Então o rejuvenescimento da pele da área tratada será muito perceptível. Os resultados do procedimento podem durar até dois anos.
O efeito resultante pode ser comparado ao peeling químico da pele do pescoço e do rosto: fica mais jovem, mais elástica, sua cor melhora, rugas finas são suavizadas. O resultado mais perceptível após o procedimento é o efeito da "pele de porcelana" - a pele fica muito aveludada, macia, suave, como se brilhasse por dentro. O procedimento de plasmolifting só é eficaz quando aparecem os primeiros sinais de alterações relacionadas à idade e ao envelhecimento da pele. Só assim a sua aplicação poderá rejuvenescer eficazmente a pele. Se houver rugas mais profundas ou um oval indistinto do rosto, esse procedimento de cosmetologia não dará bons resultados.
Abaixo está a duração média recomendada de um curso de levantamento de plasma, bem como os resultados obtidos para os seguintes problemas de pele mais comuns:
- ptose da pele. Resultado: aumento do turgor e do tom da pele. 4-6 procedimentos 1 sessão em 7 dias.
- Rugas. Resultado: redução da profundidade e do número de rugas, retardando o curso das mudanças relacionadas à idade. 4-6 procedimentos para 1 sessão a cada 7 dias.
- Fotoenvelhecimento. Resultado: eliminação ou redução da hiperpigmentação, fotoenvelhecimento. 4-6 procedimentos para 1 sessão a cada 7 dias.
- Pele cansada. Resultado: redução de círculos sob os olhos, inchaço, bem como melhora na aparência, aumento local da imunidade da pele. 2-4 tratamentos, 1 sessão a cada 7 dias.
- Pele problemática. Resultado: redução das manifestações de acne, melhora da condição da pele, seu alívio. 4-6 procedimentos para 1 sessão a cada 7 dias.
- Pele seca. Nutrição e hidratação, ativação de processos metabólicos. 2-4 tratamentos, 1 sessão a cada 7 dias.
- Queda de cabelo, calvície. Resultado: inibição dos processos de tingimento dos folículos capilares, ativação do crescimento capilar. 4-6 procedimentos para 1 sessão a cada 7 dias.
- Cabelos secos e finos. Resultado: aumento do suprimento sanguíneo e nutrição dos folículos capilares, restauração da estrutura capilar. 2-4 tratamentos 1 sessão a cada 7 dias.
- Caspa, problema no couro cabeludo oleoso. Normalização do funcionamento das glândulas sebáceas, eliminação da caspa. 4-6 procedimentos 1 sessão a cada 7 dias.
Procedimento de Plasmolifting: segurança
Plasmolifting é um procedimento de cosmetologia absolutamente seguro que proporciona rejuvenescimento da pele quase indolor sem complicações subsequentes graves. As injeções de plasma rico em plaquetas não são imunorreativas e não tóxicas, pois, como mencionado acima, esse plasma é obtido do sangue do paciente sem adição de substâncias e drogas adicionais. Como o procedimento de rejuvenescimento do plasma ajuda a ativar os recursos ocultos do corpo, esse rejuvenescimento da pele não causa reações de rejeição. Pequenas complicações são possíveis, como manchas na pele, vermelhidão, necrose, hipopigmentação. Além disso, este procedimento cosmético não tem um período de recuperação. Deve-se notar que tais complicações são teoricamente possíveis, mas a chance de sua ocorrência é extremamente pequena.
Combinação com outros procedimentos
O procedimento de plasmolifting é perfeitamente combinado com outros procedimentos cosméticos antienvelhecimento, por exemplo, todos os tipos de peelings e resurfacing a laser. Então o rejuvenescimento da pele se manifestará de forma mais eficaz. Além disso, este procedimento de cosmetologia é perfeito para preparar a pele antes de realizar uma cirurgia plástica e melhorar sua condição, sua aparência no período de recuperação pós-operatória. Para obter a maior eficiência do método de plasmolifting, ele pode ser combinado com outros procedimentos a laser:
- a hialuronoplastia com laser preparará a pele para um aumento do teor de ácido hialurônico;
- a fototermólise a laser permitirá consolidar os resultados obtidos com o plasmolifting;
- o laser combinado aumentará o efeito de rejuvenescimento resultante.
Procedimento de plasmolifting: custo
O procedimento de plasmolifting em si é de baixo custo, pois o próprio paciente é o fornecedor do plasma rico em plaquetas, a centrífuga realiza o trabalho de dividir o sangue em frações, e a injeção do medicamento resultante pode ser feita por um cosmetologista treinado em mesoterapia injeções. O principal componente do preço do procedimento de plasmolifting é a propriedade intelectual. Mas este procedimento cosmético não é tão caro.
O custo total é formado levando em consideração o número e a área das áreas tratadas.